macieira.law.boletim - Boletim Virtual não periódico de inspiração legal BD amadora 2003
Boletim virtual não periódico de inspiração legal
Opera - The fastest browser on earth
OPINIÃO

Rails (não) me partam
Discriminação
Pré-pagamento (o fim?)
Novas reformas judiciais

MOTOS - artigos

Condução e Segurança
Há dias assim
Binário
Splash....nhanha

NET - Segurança

Kaspersky Anti Virus
Zone Alarm (Firewall)
Steganos (encript)
Gibson Research Corp.
Lavasoft

LEGISLAÇÃO

Diário da República
Ciberlegis
ASJP
Verbo Jurídico
Europa
Assembleia da República
Conselho de Ministros

JURISPRUDÊNCIA

Trib. Jud. Com. Europeia
Trib. Constitucional
Supremo Trib. Justiça
Supremo Trib. Admin.
Trib. Relação Lisboa
Trib. Relação Porto
Trib. Relação Évora
Trib. Relação Coimbra
Trib. Relação Guimarães
Trib. Central Admin.

ENDEREÇOS DA JUSTIÇA

Portal do Cidadão
Tribunais
Pautas de Distribuição
Notários
Registo Predial
Registo Comercial
Registo Civil
Registo Automóvel
R.N.P.C.

PUBLICAÇÕES

B.M.J.
Boletim do Contribuinte
Boletim do Trabalho e do Emprego
Direito n@ Rede
Direito on-line
Sub-Judice
Revista Consumidores

VIDEO JOGO





Verbo Jurídico

Juris Pro


Melhor com
Download Opera - The fastest browser on earth

Condução & Segurança
A vida é o nosso valor mais alto e a segurança na condução é o meio para a defender. O ambiente nas nossas estradas é de verdadeira guerra civil. Quando tiramos a carta não nos ensinam como sobreviver na selva. A única maneira de
aprender alguma coisa a tempo é com a experiência dos outros. Assim se justificam umas quantas reflexões e partilhas de experiência, não apenas para os iniciados mas qualquer companheiro do asfalto. O índice actualizado destes artigos encontra-se acessível na secção Condução & Segurança
E depois ?
BOA 28

A implementação generalizada das novas tecnologias está num impasse, não obstante os esforços feitos pela Ordem dos

Advogados para preparar a advocacia com os instrumentos necessários para a comunicação electrónica com os Tribunais. É incompreensível que se chegue a este ponto, em Setembro de 2003, com tão pouco feito, do muito que se tinha idealizado fazer...
O actual Governo herdou um sistema de “informatização” fechado, mais vocacionado para a gestão documental de processos – através do famoso Habilus – do que para a criação de mecanismos expeditos de comunicação entre os diversos agentes processuais. E, apesar da vontade política claramente manifestada pelo Secretário de Estado da Justiça, que devo realçar, não houve a capacidade efectiva de se implementarem as reformas necessárias.
Leia o Editorial do Dr. J. M. Barros no Boletim da Ordem dos Advogados.
XI Campeonato Nacional
XI Campeonato Nacional
No próximo dia 8 de Novembro terá lugar o Campeonato Nacional de Fumadores de Cachimbo. Sob a égide do Cachimbo Clube de Portugal, os fumadores concorrentes tentarão manter acesa a combustão o maior tempo possível buscando a vitória. Quatro gramas de Danish Black Vanilla num cachimbo "straight" D.B. (Design Berlin) constituirão as armas desse duelo que promete nebulosidade total nesse dia.

(Download do Cartaz do Campeonato) formato ppt (121 kb).
Guia para identificar cachimbos
Cachimbos
O neófito, assim como o não iniciado, ficam as mais das vezes como o proverbial macho da raça vacum a olhar para palácio quando no meio de uma conversa de cachimbistas indeféctiveis. Invariavelmente não descortinam que preferência é essa por "bent billiard" ou "canadian" nem atingem a real diferença entre um "rodhesian" e um "bulldog" julgando estar-se a discutir canídeos ao invés do substituto adulto da chupeta.
E se acaso entendem alguèm a referir-se a um "Maigret" logo acreditam que o tema é a investigação policial. Para tudo na vida, até nos cachimbos, é necessária aprendizagem. E o que propomos é um singelo e desinibido guia para as principais formas desses aparelhos de fumo. Visite e aprenda, se quiser (é em castelhano mas não é dificil).
Clique para aceder ao Guia para identificar Pipas
RUGBY WORLD CUP 2003
Rugby World Cup 2003
Começou a grande festa do Rugby mundial. O Campeonato do Mundo de 2003 que decorre na Austrália até 22 de Novembro está ao rubro e já nos presenteou com actuações dignas de nota. Na retina mantenho ainda o França / Fiji e o Africa do Sul / Inglaterra. E se não é assinante da Sport TV saiba que pode acompanhar o campeonato através do Real Player. Notícias, entrevistas, resumos e os próprios jogos (em diferido) estão acessíveis até Fevereiro de 2004 pela subscrição deste serviço, pelo preço único de € 24,95. O único senão é o volume do tráfego internacional. Cada jogo representa "apenas" 200Mb
de transmissão de dados. Mesmo assim vale muito a pena. Pode verificar essa pérola da tecnologia em http://www.rugbyworldcup.com/.
Reforma da Acção Executiva - Portugal no seu pior
Processo de Execução
Quando no final de Julho passado, aproveitando a boleia do projecto de alteração do Código das Custas Judiciais, nos queixávamos de não estarem ainda publicados (e, portanto, não serem conhecidos) uma série de diplomas que regulariam aspectos sectoriais fundamentais do novo processo de execução estavamos convencidos que seria mau, mas não tanto. Dando razão aos nossos piores receios, para aplicação na próxima segunda feira 15 de Setembro foram levadas tais novidades à estampa no D.R. a 9, 10 e 11 do corrente, faltando ainda a publicação de duas Portarias. Para uma refor-
ma que está em preparação há anos esta trapalhice de sair tudo à ultima da hora, em cima do joelho, não augura nada de bom. Porque se é isto que se passa a montante, a juzante encontram-se Tribunais, Funcionários e Magistrados (já nem falo de advogados e solicitadores, costumeiros bombos da festa da classe política) que terão de aplicar estas regras três dias depois de publicadas sem que lhes tenha sido dada qualquer formação ou mesmo tempo (sim, é preciso tempo para pensar o Direito). Habituados à inauguração de pontes e Hospitais construidos à pressa trazem agora essas práticas para o sistema legal e judicial, não cuidando (ou ignorando ou estando-se nas tintas) que as imperfeições que não foram corrigidas terão consequências. Gente, cidadãos como um de nós, vai perder dinheiro por causa disso, decisões andarão a bailar de recurso em recurso durante anos pela falta de clareza da lei e de preparação dos operadores.
Repito que não estamos contra a reforma, antes pelo contrário. É, porém, exasperante verificar a nossa ingenuidade quando, em dado momento, acreditámos estar ultrapassada a fase da "diarreia legislativa", apanágio da última legislatura. Entretanto a Ordem dos Advogados, fazendo eco do sentir de toda a classe, já expressou a sua oposição à entrada em vigor neste momento da reforma do processo executivo em "Comunicado da Ordem dos Advogados".

Encontrarão todas as novidades do Processo de Execução, incluindo o famigerado formulário, no Verbo Jurídico e no Ministério da Justiça.

BD amadora 2003
BD amadora 2003
A 14ª edição do Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora (FIBDA) abriu as portas no dia 17 de Outubro. A Banda Desenhada transforma a Cidade da Amadora na capital portuguesa da BD e no ponto de encontro internacional da banda desenhada em Portugal.
Mais uma vez, a Escola Intercultural será o núcleo central do Festival, com um conjunto de exposições de inegável qualidade, incluindo uma exposição dedicada às mulheres autoras de banda desenhada, às heroínas e às personagens femininas, com dezenas de participações.
O Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora
acolhe um leque variado e diversificado de exposições, oriundas de diversos países, que confirmam este evento como o mais consagrado do género em Portugal e um dos mais conceituados a nível internacional.
A presença de autores(as), exposições, concursos, feira do livro, lançamento de novos álbuns, entrega dos Troféus, sessões de autógrafos, debates... fazem do FIBDA uma grande Festa da BD! Confira tudo o que deve saber sobre o BD amadora 2003 ... e compareça.
Um Passeio muito especial (teste)
Adventure Ride
"Estava um dia lindo. O Sol brilhava, os pássaros cantavam (excepto aquele que o gato apanhara) e não estava muito vento. Pedro decidiu que o dia estava óptimo para um passeio de moto, aproveitando para fazer o reconhecimento à rota da próxima deslocação do motoclube a que pertencia. Telefonou a Harold, que vivia no outro lado da cidade e sugeriu que se encontrassem em frente ao concessionário local da Harley Davidson. Ambos tinham motos japonesas mas não eram fanáticos das marcas e a loja ficava perto das melhores estra-
das para motos da área, além de que a rapariga do café ao lado tinha aquele ar de um milhão de dólares e usava umas mini saias incrivelmente curtas." Com este mote os New Zealand Motorcycle Safety Consultants, proprietários do site MegaRider, dão início a um divertido teste aos conhecimentos de segurança na condução de motociclos. Se acha que está preparado ... experimente ! Fica em http://www.megarider.com/. Em inglês.
TINTIM ... no Público
Tintin
Para gáudio de todos os jovens dos 7 aos 77 anos Tintim volta a atacar. Desde 19 de Setembro o Jornal Público publica um album das aventuras do simpático reporter a acompanhar a sua edição de Sexta Feira. São 24 e a colecção estende-se até Fevereiro de 2004. Entretanto, no site do Público, Tintim tem espaço de referência que recomendamos. Se a menção de Tintim, Milou, Hadock, Tournesol, Dupond e Dupont, Castafiore,
Abdalah, não o deixam indiferente não deixe de dar um saltinho ao local clicando aqui. E já que está em maré de tintinmania porque não uma saltada à catedral do culto em www.tintin.com. Colossal !
Segurança na Net
Gibson Research Corporation
Se tivesse de recomendar um site sobre segurança na Net a alguém, se tivesse de identificar uma influência maior sobre as minhas convicções securitárias na rede, certamente apontaria o da Gibson Research Corporation e o próprio Steve Gibson. Verdadeiro guru do Cibermundo, alia o seu profundo conhecimento na matéria ao de programador exímio e produz o que há de melhor em conselhos e software (freeware). Com
ele aprendi a quantidade de perigos que a Internet alberga e as deficiências do sistema das Janelas. Software como o Zone Alarm (firewall) ou o Ad-Aware (filtro de software intrusivo), aprendi com ele. Assim como é ao site que recorro para efectuar os testes de segurança ao computador, através dos aplicativos que graciosamente faculta à comunidade. Leak Test e Shields Up são exemplos da melhor programação que me foi dada conhecer. Absolutamente obrigatório a quem tem um mínimo de preocupção com a sua máquina e a segurança e confidencialidade dos seus dados. Fica em http://grc.com. Em inglês.
Campanha MOTORS TV
TVCaboMotorstv

Todos os clientes da TV Cabo têm por experiência que a grelha de canais é ciclicamente alterada, mormente no que toca aos canais que a prestadora considera como "fora de contrato", i.e., fora do pacote básico fixo, e que eufemisticamente apelidam de "canais em teste". Sucedeu já com um ror de canais e de frequências. Desta feita, juntamente com a factura de Setembro foi recebido pelos Clientes um folheto anunciando a

supressão (ao menos na região de Lisboa) do canal "Motors TV" (que havia substituído a DSF, canal desportivo alemão) dedicado aos desportos motorizados. A substitui-lo surgirá um canal (denominado SMS) de outra inspiração que não a desportiva.
A atitude da TV Cabo configura, claramente, uma de abuso de posição dominante já que se encontra em monopólio. Não é, certamente pela falta de interesse dos Clientes que o Motors TV será suprimido. A comprová-lo o número de subscritores da petição, que se encontra ainda em fase de subscrição, em http://www.petitiononline.com/motorstv/petition.html a que todos os interessados podem e devem aderir.
A petição a favor da manutenção do canal Motors TV parece-me um pequeno esforço da nossa parte, em nada comparável à sua perda caso se mantenha a anunciada retirada. O assunto, por ser de direitos do consumidor, merece a maior atenção da nossa parte.
Leia, adira e divulgue.
RUGBY - Portugal vence
Portugal Sevens

Portugal, a jogar em casa, reeditou a final do Torneio de Madrid de Rugby de 7 e venceu a sua congénere francesa, agora por uns concludentes 24 - 14. Com este triunfo, Portugal está em boa posição para defender o seu título de campeão, alcançado na época anterior. Só com vitórias na edição deste ano - a primeira - do Portugal Sevens (21.06.2003) a equipa lusa ("Lobos") deixou pelo caminho Luxemburgo (35-12), Croácia (21-05), Espanha (26-07), Itália (24-00) e França. O Torneio teve como palco o Campo A do Estádio Nacional e, numa organização em que se notou o dedo profissional de

João Lagos, pecou apenas pela fraquíssima adesão do público, a que não estará alheia a sua quase nula promoção. (clique para aceder à classificação na página da Federação Portuguesa de Rugby)
RUGBY - Lisboa Sevens cancelado
Lisboa Sevens

«O Clube do Rugby foi forçado a cancelar a edição de 2003 do Lisboa Sevens. Na origem da decisão estiveram fundamentalmente problemas de datas e, em ano de crise económica, de angariação dos patrocínios necessários para montar uma prova condizente com o seu historial. Entre promover uma competição de nível desportivo abaixo do padrão habitual e, pura e simplesmente, não fazer disputar o Torneio, o Clube do Rugby - que se recusa a promover uma

prova de segunda ordem com rótulo de grande competição - optou pela hipótese mais difícil e dolorosa. Em 2004, provavelmente no final de Maio, o Lisboa Sevens o único torneio que legalmente pode ostentar esse nome, já que se trata de marca registada) estará de regresso para a 17ª edição.»
1 de Junho de 2003, A Direcção do Clube do Rugby
Assim seja (dizemos nós). Antes não fazer do que fazer pobre. Mas que volte depressa ! O Lisboa Sevens é um marco demasiado importante no nosso panorama para se perder. (clique para aceder à página do Lisboa Sevens)
Portal Taurino
Portal Taurino
    BOLETIM DA O.A. 28

Nota Sumária Lei de Protecção de Testemunhas
Lei de Protecção de Testemunhas
O Segredo de Justiça
Prioridade ao Sistema de Justiça
Aplicação no tempo da nova taxa de Sisa
Um Juíz tranquilo


Motores de Busca


Pesquisar Advogado

    TABACO

Barcelona Pipa Club
Dan Pipe
Peterson of Dublin
Butz Choquin
Links comerciais

    MOTOS - Segurança

Moto Clube Virtual
Master Strategy Group
Riding Skills
Motorcyclists & Crash Barriers Project
M. Safety Foundation
mc-research files
N.A. Motorcycle Safety
NZ Motorcycle Safety Consultants
• Cursos: PRP-CRM-FNM
A criança e o trânsito

    Arte e Cultura

macieira.art - galeria
Jim Hollander
Exposições taurinas

    LIVROS

Street Strategies
Proficient Motorcycling
More Proficient ...
The MSF Guide to Motorcycling Excellence
Motorcycle Roadcraft (Police Riders Handbook)
Técnicas de Conducción
Viajar de Moto
Fado e Tauromaquia no Séc. XIX

    TOROS

Reflexões éticas
Portal Taurino
Mundo Toro
6 Toros 6
La Tauromaquia
Toiros & Cavalos
Tauromaquia port.
Los Toros

    MONTY PYTHON

Flying Circus
Pythonline
Daily Llama
John Cleese Website

TEMPO

Lisboa
Porto
Faro
powered by

weather.com




site powered by
macieira.web

Spirou



www.macieira-law-boletim.tk