01 - Paixão e prevenção |
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Será que existe algum prazer em andar num veículo que nos congela quando faz frio e nos expõe ao sol quando aperta o calor? E que não se equilibra nas duas únicas rodas que tem, quando parado? Mas que acaba por se aguentar em pé em movimento, (continua ...) |
02 - O motociclista |
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Nas andaduras de moto tudo é importante: o Homem ( ou a Mulher ), a máquina, as condições, tudo. Qualquer falha por parte de um componente e o resultado é quase sempre o mesmo: acidente. Parece demasiado complicado ? É que é mesmo. Mas entrando-se na rotina do pensamento seguro, interiorizando a lógica da segurança como valor principal, deixa de ser complicado (continua ...) |
03 - O motociclo |
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Item fundamental para andar de mota ... é a mota, claro está. E a mota, quando nela rolarmos, constituirá um elo fundamental da nossa ligação à vida. Não apenas pela positiva através do prazer e (continua ...) |
04 - Atitude |
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Conduzir um motociclo é uma actividade muito perigosa. Ponto final. Já vos estou a imaginar ... lá está este chato a bater outra vez no ceguinho, diz que é perigoso mas ele anda todos os dias, deve estar a convencer-nos de que é muito bom. Não, não é isso. Trata-se apenas (continua ...) |
05 - Concentração e percepção I |
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Quanto mais vou aprendendo de computadores mais fico extasiado com o nosso computador pessoal ( o cérebro ). Milhares, milhões de operações por segundo. Resmas® ou mesmo palletes® de inputs (continua ...) |
06 - Concentração e percepção II |
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Já estabelecemos a importância da concentração como condição básica para uma boa percepção ( recolha de informação ), sendo esta a que nos vai permitir na fase seguinte efectuar os raciocínios suficientes a elaborar todas as escolhas e decisões
(continua ...) |
07 - Conforto I (posição de condução) |
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Não há motociclista batido que não saiba da diferença que o conforto ou a sua falta provocam na condução. Daí a importância capital que, especialmente quando face a uma viagem mais longa, os aspectos relacionados com o conforto assumem. Mas também para as pequenas deslocações estes aspectos não podem ser descurados.
(continua ...) |
08 - Conforto II (Frio) |
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O frio, que o mesmo é dizer as baixas temperaturas, já que frio é a sensação que resulta daquelas, não é nada que deva ser desprezado, mesmo num país que goza de não sei quantas mil horas de sol por ano e de um clima mediterrânico. Não apenas as nossas deslocações
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09 - Conforto III (Calor) |
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O que foi dito a propósito do frio é igualmente aplicável ao calor, de forma inversa. Ao invés de combatermos a perda de calor do nosso corpo, ao enfrentarmos a estrada num dia de verdadeira brasa ( imaginem um Lisboa - Madrid - Andorra durante o dia em Agosto )
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10 - Conforto IV (Vento) |
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Pessoalmente considero o vento o pior dos inimigos ( mais que a chuva, mais que o frio, mais que o calor, mais que tudo ... ). Uma viagem ( quanto mais longa pior ) submetido ao esforço constante de controle da máquina sofrendo aquelas rabanadas bruscas, que tão depressa (continua ...) |
11 - Conforto V (Chuva) |
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Nenhum elemento é tão condicionador do conforto e tão facilmente combatível como a chuva. Há lá sensação mais desagradável que sentir aquele fio de água a escorrer-nos pelo pescoço abaixo, ou não ver nada (continua ...) |
12 - Visão e percepção |
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Todos os nossos sentidos se aplicam na recolha da informação. OK, talvez o paladar se aplique um pouco menos mas sempre pode ajudar o olfacto já que com ele interage. E o olfacto pode anunciar-nos a presença de óleo ou gasolina na estrada sem que a vejamos. (continua ...) |
13 - Ver e ser visto |
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A recolha de informação funciona como uma rua de dois sentidos. Só estaremos seguros não apenas se tudo virmos como também se todos nos virem. Esta afirmação é mais fácil de dizer que de fazer. Os motociclos pela sua pouca largura e pela velocidade de aproximação são difíceis (continua ...) |
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