Não fique parado Ande de moto |
- A facilidade com que os motociclos circulam no trânsito, permite a quem os conduz uma liberdade de movimentos que pode por vezes implicar com os hábitos de condução dos automobilistas, e dos demais utentes das vias públicas.
- Queremos com esta iniciativa promover um entendimento mais seguro entre os motociclistas a os demais utentes das redes viárias. Até porque a maioria dos motociclistas, também é automobilista, peão ou ciclista.
- Quando vir um motociclo, estacionado ou a circular, pense sempre que ele representa um automóvel a menos no seu caminho, por isso proteja-o e deixe-o passar.
O esforço para combater
a sinistralidade depende de todos
e deve começar por nós!
|
|
Conselhos aos automobilistas |
- Sinalize qualquer mudança de direcção, usando os pisca-piscas. Quando mudar de direcção, olhe sempre para os retrovisores a certifique-se que não está a ser ultrapassado por um motociclista.
- Quando se aperceber da aproximação de um motociclista, mantenha-se na sua trajectória, circulando no centro da sua faixa de rodagem, à mesma velocidade a que vinha.
- Quando estiver parado nas filas de trânsito, mantenha sempre uma boa distância! Não se aproxime muito da traseira dos motociclos nem dos seus lados. Não abra as portas sem primeiro olhar para o espelho retrovisor.
- Um estudo europeu, revela que em 70% dos acidentes de veículos de 2 rodas, está envolvida outra viatura, normalmente um automóvel, cujo condutor diz que não se apercebeu do motociclo, ou que, quando o viu, já era demasiado tarde para evitar o acidente.
- A maioria das colisões com motociclos dá-se nos cruzamentos.
- Uma situação típica é aquela em que um automobilista vai virar à esquerda, a avalia mal a velocidade a que circula o motociclista que vem em sentido contrário, acabando por se lhe atravessar à frente.
- E por favor, não atire "objectos" pela janela.
|
|
Conselhos aos peões |
- Nunca toque num motociclo estacionado!
- Devido à sua própria construção, panes dos motociclos permanecem bastante quentes durante um bom período de tempo após o estacionamento.
- Queimaduras graves podem ocorrer caso a pele entre em contacto com algumas das superfícies expostas.
- Nunca se sente ou faça sentar uma criança num motociclo estacionado!
- Além das razões indicadas anteriormente, há risco de queda com hipótese de esmagamento, caso o motociclo lhe caia em cima.
- Ao atravessar uma rua não o faça a correr. Atravesse na perpendicular, calmamente e sem hesitações. O motociclista sabe assim que nenhum dos dois ficará em situação de perigo.
|
|
Conselhos aos motociclistas |
- Use sempre equipamento de protecção! Sobretudo o capacete a as luvas.
- Mas não se esqueça que em caso de queda, um blusão, calças e botas apropriadas podem evitar algumas semanas de recuperação.
- Evite o ruído. Sobretudo de noite. Não há necessidade de acordar toda a gente, nem indispor contra nós os restantes utentes das vias.
- Mantenha o seu motociclo em boas condições de manutenção. Os espelhos a os pisca-piscas são fundamentais para a segurança. Não são elementos decorativos.
- Não estacione nunca de forma a impedir a passagem dos peões ou de outros veículos.
- Deixe o motociclo protegido por forma a que ninguém se magoe se lhe tocar inadvertidamente.
|