14 - Sinalização |
|
Se, como sustentamos, a recolha de informação funciona como uma rua de dois sentidos, então, parte do capítulo “Vejam-me” comporta um sub-capítulo “saibam a minha intenção”. Boa parte dos sarilhos (continua ...) |
15 - Visão - Perigos fixos |
|
Conduzindo, na nossa busca incessante de recolha de informação, em que utilizamos primordialmente a visão, procuramos identificar todo o tipo de facto, acaso, circunstância, obstáculo que possa apresentar perigo. Apresenta perigo tudo o que (continua ...) |
16 - Visão - Perigos móveis |
|
Como seria bom que todos os perigos fossem fixos e que apenas nos tivéssemos que preocupar em evitá-los. A realidade é bem diferente. Diz-se que a vida real suplanta a ficção e eu tendo a concordar com a afirmação. Dias há que conduzir, em estrada ou cidade, é mais complicado que qualquer jogo de arcada de “shoot’em up” (continua ...) |
17 - Raciocínio e prevenção |
|
Continuando a nossa viagem, se temos que, em boas condições físicas e psíquicas, moto bem mantida e inspeccionada, concentrados, seguimos na nossa recolha e prestação incessante de informação (continua ...) |
18 - Negociação (decisões, decisões ...) |
|
O esquema mental da nossa condução é sempre o mesmo: visão - percepção - raciocínio - execução. Depois de recolher toda a informação necessária e de a perceber tomamos a decisão e executamo-la. É o processo contínuo da negociação que antecede a manobra. (continua ...) |
19 - Aceleração |
|
As motos actuais são capazes de acelerações brutais. Rapidamente se colocam na casa da centena de quilómetros horários o que confere ao motociclo características de condução muito próprias atenta a sua restante morfologia.
Fenómeno a dever ter em conta é o da (continua ...) |
20 - Travagem |
|
Acompanhando a enorme capacidade de aceleração, as motos actuais, apresentam também, impressionante poder de travagem, ao nível de qualquer carro desportivo. Sobre a travagem podem ser expendidos muitos e profundos comentários técnicos acompanhados de diagramas e incluso de teoremas e expressões matemáticas, com certeza amplamente explicativos mas,
(continua ...) |
21 - Travagem II (a redução) |
|
Ao longo de toda a nossa vida motociclistica vamos ter como constante o cálculo do equilíbrio das forças a exercer na manete e pedal de travões dianteiro e traseiro. Cada situação é diferente da outra e a cada piso, (continua ...) |
22 - Ultrapassagem |
|
Esta não será a mais difícil de todas as manobras, mas porque ultrapassar, por definição implica a passagem para a frente de um veículo que se desloca no mesmo sentido que nós, porque envolve outros, constitui certamente uma das mais perigosas.
Desde logo seguimos na realização daquele processo cognitivo e voluntário de visão, apreensão, raciocínio, (continua ...) |
23 - Curva |
|
Sobre a curva e o acto de curvar, porventura o mais interessante que uma moto pode realizar (basicamente as motos aceleram, travam e inclinam ), pode ser escrito um tratado, com explicações científicas, tabelas e quadros relacionais, formulas matemáticas etc.
(continua ...) |
24 - 2 Segundos para uma vida |
|
Regra erigida quase em cânone destinada a manter a segurança quando em circulação em estrada é da dos dois segundos. Isso mesmo, quando em circunstâncias normais de circulação, em estrada, deverá ser assegurada uma distância de dois segundos do veículo que nos precede. Como é evidente, essa distância não será (continua ...) |
25 - Condução em grupo |
|
Uma das formas que pode ser das mais gratificantes de conduzir mas que também pode assumir contornos de verdadeiro suplício é a condução em grupo. Bem levada é muito agradável, mal realizada é de fugir para nunca mais.
Pode ser realizada de muitas formas (continua ...) |
26 - Bagagem |
|
Ao enfrentar a expectativa, sempre excitante, de uma deslocação maior, deparamo-nos com as eternas escolhas da bagagem. O que levar, meu Deus, preciso de tanta coisa ...
As considerações básicas, neste capítulo são, o quê ( na perspectiva do quanto ), onde e como. A lógica enformadora destas escolhas é,
(continua ...) |
« anteriores próximos » |