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16-08-2002 - Noticia
Segurança 24 - 2 Segundos para uma vida
Click para ampliarRegra erigida quase em cânone destinada a manter a segurança quando em circulação em estrada é da dos dois segundos. Isso mesmo, quando em circunstâncias normais de circulação, em estrada, deverá ser assegurada uma distância de dois segundos do veículo que nos precede. Como é evidente, essa distância não será sempre a mesma e variará conforme a velocidade a que circulemos.

Para saber se está a respeitar essa regra fixe um ponto qualquer à passagem do veículo que se encontre à sua frente e conte os segundos até à sua própria passagem por esse ponto. Se não passarem dois segundo adapte a sua velocidade, travando, até cumprir a regra.

Click para ampliarA lógica subjacente a esta regra reside na constatação do tempo médio de reacção ante qualquer nova solicitação (1 seg.), e do tempo necessário a evitar o perigo.

Claro que se parte do princípio de que estamos perante condutores de experiência e capacidades médias, que o piso é bom e as condições meteorológicas e de volume de tráfego também. Qualquer variação destas condicionantes e a regra passa a excepção.

Click para ampliarJá tem surgido quem considere que a regra deveria ser aumentada para quatro segundos, como forma de aumentar a segurança. Os especialistas, porém, contrapõem o surgimento de novos perigos que iriam desperdiçar a segurança aumentada. O aumento da distância para quatro segundos, quer se circule sozinho quer em grupo, provocará a possibilidade da inclusão de novos condutores para o espaço tão graciosamente aberto à nossa frente.

Como consequência seríamos obrigados a travar para repor a distância de segurança, ao que novo veículo ocuparia esse espaço e colocando-nos presos ao dilema, qual pescadinha de rabo na boca.

Jorge Macieira

Advogado, Mediador de Conflitos e motociclista

Advogado Moto-Lex Bonus Pater familias Boletim Facebook Google +

Índice
01 - Paixão e prevenção
02 - O motociclista
03 - o motociclo
04 - Atitude
05 - Concentração e percepção I
06 - Concentração e percepção II
07 - Conforto I (posição de condução)
08 - Conforto II (Frio)
09 - Conforto III (Calor)
10 - Conforto IV (Vento)
11 - Conforto V (Chuva)
12 - Visão e percepção
13 - Ver e ser visto
14 - Sinalização
15 - Visão - Perigos fixos
16 - Visão - Perigos móveis
17 - Raciocínio e prevenção
18 - Negociação (decisões, decisões...)
19 - Aceleração
20 - Travagem
21 - Travagem II (a redução)
22 - Ultrapassagem
23 - Curva
24 - 2 segundos para uma vida
25 - Condução em grupo
26 - Bagagem
27 - Velocidade
28 - Condução com pendura
29 - Acidente - que fazer ? (o próprio)
30 - Acidente - que fazer ? (os outros)
31 - Condução nocturna
32 - Condução urbana I
33 - Condução urbana II
34 - Viagem
35 - Situações de perigo
36 - Armadilhas urbanas
37 - As motos também se deitam (e levantam)
38 - O furo da minha vida
39 - Prendam essa moto
40 - As mais estúpidas idas ao tapete
 
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