Notícias
Novas
Marcas / Preços
Apresentações
Frente-a-Frente
 
em  

 
Notícias
Notícia

09-08-2002 - Noticia
Segurança 22 - Ultrapassagem
Click para ampliarEsta não será a mais difícil de todas as manobras, mas porque ultrapassar, por definição implica a passagem para a frente de um veículo que se desloca no mesmo sentido que nós, porque envolve outros, constitui certamente uma das mais perigosas.

Click para ampliarDesde logo seguimos na realização daquele processo cognitivo e voluntário de visão, apreensão, raciocínio, execução. Para tal temos de estar logo à partida bem posicionados. Se em relação á maioria dos automóveis a nossa postura é favorável, porque superior, em relação a outro tipo de veículos essa superioridade não só não existe como se dá precisamente o fenómeno contrário. É o caso dos Jipes, carrinhas de caixa alta, pesados de passageiros e mercadorias.

Click para ampliarFácil ou menos fácil, a nossa posição na estrada tem de ser a mais eficaz, em primeiro lugar na recolha da informação. Especialmente quando um veículo grande está envolvido temos de nos posicionar de forma a abarcarmos um largo campo de visão para a frente desse veículo já que necessitamos saber:
- quantos mais veículos seguem à frente dele - para calcularmos quantos poderemos ultrapassar, valorar a necessidade e conveniência de ultrapassar em face das diversas condições de circulação;
- a que distâncias seguem uns dos outros – por forma a calcularmos e antevermos que escapatórias se nos oferecem;
- quais as suas intenções – se algum pretender virar à esquerda ou à direita afectará não apenas o nosso comportamento mas também o dos outros ( aqueles desvios bruscos que os automobilistas tantas vezes dão sem se aperceberem de que estamos ali ) e consequentemente, de novo, o nosso comportamento;
- qual o traçado da via – não apenas pela ilegalidade mas pela absoluta falta de segurança não devemos empreender uma ultrapassagem nas vizinhanças de alguns acidentes de traçado como as curvas, as lombas, os cruzamentos, as passagens de nível;
- qual o estado da via – um buraco e que enfiemos todo o pneu dianteiro não é o melhor piso para encontrar durante uma ultrapassagem;
- aproximação de outros veículos em sentido contrário – o perigo de colisão frontal, nestas situações, é muito grande, pois requer um cálculo de velocidades e de espaços muito complexo, não ao alcance de todos em todos os momentos. Por erro de cálculo, morre muita gente.

Click para ampliarEste posicionamento tanto pode querer dizer à esquerda como à direita da faixa de rodagem, conforme os ângulos de visão que sejam requeridos, ou mesmo ambos, se bem que queira sempre dizer dentro do nosso sentido da faixa de rodagem.

De posse das informações visuais, daremos conta da nossa intenção aos demais utentes da via pública (e certificar-nos-emos de que tomaram da sinalização a devida nota) adoptaremos uma postura de defesa da manobra que pretendemos realizar. Tomaremos todas as precauções no sentido de antecipar toda a manobra e de averiguar se ela é possível em segurança. E quando estiverem reunidas todas as condições, empreenderemos a manobra que realizaremos no mais curto espaço de tempo possível, retomando a nossa mão ou via (conforme o caso) rapidamente. Em descrição literária parece algo para demorar umas duas horas mas na prática alguns segundos poderão bastar, tudo depende das condições e do nosso raciocínio.

Jorge Macieira

Advogado, Mediador de Conflitos e motociclista

Advogado Moto-Lex Bonus Pater familias Boletim Facebook Google +

Índice
01 - Paixão e prevenção
02 - O motociclista
03 - o motociclo
04 - Atitude
05 - Concentração e percepção I
06 - Concentração e percepção II
07 - Conforto I (posição de condução)
08 - Conforto II (Frio)
09 - Conforto III (Calor)
10 - Conforto IV (Vento)
11 - Conforto V (Chuva)
12 - Visão e percepção
13 - Ver e ser visto
14 - Sinalização
15 - Visão - Perigos fixos
16 - Visão - Perigos móveis
17 - Raciocínio e prevenção
18 - Negociação (decisões, decisões...)
19 - Aceleração
20 - Travagem
21 - Travagem II (a redução)
22 - Ultrapassagem
23 - Curva
24 - 2 segundos para uma vida
25 - Condução em grupo
26 - Bagagem
27 - Velocidade
28 - Condução com pendura
29 - Acidente - que fazer ? (o próprio)
30 - Acidente - que fazer ? (os outros)
31 - Condução nocturna
32 - Condução urbana I
33 - Condução urbana II
34 - Viagem
35 - Situações de perigo
36 - Armadilhas urbanas
37 - As motos também se deitam (e levantam)
38 - O furo da minha vida
39 - Prendam essa moto
40 - As mais estúpidas idas ao tapete
 
PwC Consulting
Copyright © 2001 Motormédia | Todos os direitos reservados
webmasters@motores.pt
Topo