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24-05-2002 - Noticia
Segurança 03 - O Motociclo
Click para ampliarItem fundamental para andar de mota ... é a mota, claro está. E a mota, quando nela rolarmos, constituirá um elo fundamental da nossa ligação à vida. Não apenas pela positiva através do prazer e do sentido de satisfação e realização pessoal que nos transmite a sua condução mas também pela negativa, através da possibilidade de contribuir activamente para pôr termo à nossa vida.

É verdade que um automóvel também pode desempenhar esse papel porém, a moto constitui um risco bem maior. Bastará pensar nas condições de equilíbrio e na exposição do corpo do condutor para se fazer uma ideia daquilo que está em jogo.

E é por dela dependermos tão estreitamente que não podemos descurar a sua forma física ( tal como não podemos descurar a nossa ). Poderá parecer um exagero e um grande aborrecimento, aquilo de que vos falarei em seguida, mas podem ter a certeza que é como tudo, uma questão de hábito. Depois de interiorizado passa a natural e não custa nada.

Trata-se das verificações que devemos efectuar à nossa “menina”. Quem ainda não deitou fora o livrinho do fabricante pode ir (re)lê-lo porque está lá tudo. Algumas verificações são, todavia, obrigatórias sempre que nos propomos montá-las. Mesmo para os que andam todos os dias do ano de moto e apenas pelo ruído e pelo cheiro sabem a quantas ela anda, há pormenores que não podem ser descurados.

Click para ampliarPneus – Quantas vezes olhamos, com olhos de ver, para os pneus? Pois a resposta deveria ser - todos os dias. Especialmente todos quantos circulam habitualmente em partes da estrada que acumulam lixo ( não devo dizer bermas porque o Código da Estrada não permite a circulação em tais partes ). É tão fácil ter pedaços metálicos ( pregos, parafusos, pedaços de corta-unhas, tiritas ... ) enfiados num pneu que aí se aguentam durante dias até que começam a provocar danos e perda de pressão de ar. Ora os pneus são tudo o que temos para nos agarrarmos ao asfalto. Se eles falham, falha todo o resto por arrastamento. Procurar por danos no pneu ( objectos espetados e rachas na borracha ) ou zonas de desgaste mais acentuado, verificar a altura do perfil, a pressão atmosférica, condição das válvulas ( os pipos ). O pneu de trás gasta-se a um ritmo superior que o da frente ( sensivelmente o dobro ) pelo que será substituído antes deste. Não esquecer da compatibilidade entre pneus. O ideal será ser do mesmo modelo. Se não gostar do modelo que tem actualmente instalado talvez, ainda assim, seja preferível esperar pela próxima muda ( quando mudar os dois ). Também neste capitulo se puder gastar um pouco mais a comprar um pneu melhor, não hesite;

Click para ampliarTravões – Fundamentais ao acto de travagem, necessitam estar sempre em boas condições as respectivas pastilhas ( nunca deixar o metal das pinças morder os discos por desgaste das pastilhas ). Verificar também o nível do óleo dos travões. Verificar ainda a possível existência de ar no sistema ( quando a manete ou o pedal apresentam uma resistência fraca e/ou esponjosa ao aperto ). Se tal acontecer será necessário sangrar o sistema. Verifique ainda o estado dos discos de travão, quanto mais irregular for a sua superfície mais difícil será travar;

Corrente de transmissão – deverá apresentar-se com a tensão correcta e estar bem lubrificada ( existem vários tipos de óleo em spray para correntes mas ainda não descobrimos nenhum com o poder de aderência da massa consistente );

Click para ampliarMotor – verificar nível do óleo, mas não deixar de prestar atenção à carburação. Se notar desafino não deixe que o problema aumente.

Luzes – tão importantes como todas as coisas importantes as luzes deverão estar sempre em boas condições de funcionamento e visibilidade. Cuide da sua limpeza exterior, do correcto ajuste de médios e máximos, de nenhuma estar fundida.Click para ampliar

Suspensões – ajustáveis para cada nível de carga ( não é igual circular sozinho ou ir de viagem com pendura e bagagem ) não devem apresentar folgas ou atrasos na recuperação. Uma suspensão deficiente boicota a melhor das travagens.

Click para ampliarSe for de viagem terá de fazer estas e ainda outras verificações sendo de todo em todo conveniente uma passagem pelo mecânico para uma revisão dos estado geral do motociclo ( incluindo os apertos de todas as porcas e parafusos ). Não esqueça analisar o próprio chassis ( especialmente se sofreu algum acidente com ela ) em busca de torções e/ou rachas. Verifique a buzina, os pisa-pés e ainda os descanços, lateral e central. Já agora, convinha que a caixa das mudanças funcionasse bem ( não se importa de verificar ?). Por último, que não é último pois há sempre mais verificações a fazer como a de todo o sistema eléctrico e sua cabelagem, verifique se todos os controles funcionam.

Pronto, siga viagem ...

Jorge Macieira

Advogado, Mediador de Conflitos e motociclista

Advogado Moto-Lex Bonus Pater familias Boletim Facebook Google +

Índice
01 - Paixão e prevenção
02 - O motociclista
03 - o motociclo
04 - Atitude
05 - Concentração e percepção I
06 - Concentração e percepção II
07 - Conforto I (posição de condução)
08 - Conforto II (Frio)
09 - Conforto III (Calor)
10 - Conforto IV (Vento)
11 - Conforto V (Chuva)
12 - Visão e percepção
13 - Ver e ser visto
14 - Sinalização
15 - Visão - Perigos fixos
16 - Visão - Perigos móveis
17 - Raciocínio e prevenção
18 - Negociação (decisões, decisões...)
19 - Aceleração
20 - Travagem
21 - Travagem II (a redução)
22 - Ultrapassagem
23 - Curva
24 - 2 segundos para uma vida
25 - Condução em grupo
26 - Bagagem
27 - Velocidade
28 - Condução com pendura
29 - Acidente - que fazer ? (o próprio)
30 - Acidente - que fazer ? (os outros)
31 - Condução nocturna
32 - Condução urbana I
33 - Condução urbana II
34 - Viagem
35 - Situações de perigo
36 - Armadilhas urbanas
37 - As motos também se deitam (e levantam)
38 - O furo da minha vida
39 - Prendam essa moto
40 - As mais estúpidas idas ao tapete
 
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