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25-06-2002 - Noticia
Segurança 10 - Conforto IV (Vento)
Click para ampliarPessoalmente considero o vento o pior dos inimigos (mais que a chuva, mais que o frio, mais que o calor, mais que tudo...). Uma viagem (quanto mais longa pior) submetido ao esforço constante de controlo da máquina sofrendo aquelas rabanadas bruscas, que tão depressa nos impelem para fora da rota traçada como de repente param criando uma espécie de vazio súbito

que nos obrigam a novo esforço de estabilização para de novo levar um soco de ar, cria-me a maior das irritações e sentimento de frustração, chegando mesmo a retirar todo o gozo que a condução normalmente proporciona. Ora, não nos podemos esquecer que se pretende uma condução fria e desprovida de sentimentos. A irritação só serve para nos distrair e desconcentrar.

Click para ampliarÉ claro que o sofrimento não é igual de máquina para máquina. Da ergonomia de cada modelo depende a resistência que oferece ao ar em deslocação violenta. Uma naked sofre incomparavelmente mais que uma carenada, especialmente se dispuser de um vidro de protecção que ofereça resistência. As custom também são um óptimo posto de tortura pois oferecem grande superfície de contacto, sendo que a posição de condução, normalmente relaxada, obriga a esforço suplementar. Também a existência de bagagem e a sua disposição no motociclo afectam grandemente a exposição e, consequentemente, o sofrimento. Por isso se torna importante tudo acondicionar por forma a oferecer o mínimo volume possível

Click para ampliarComo para as outras situações de adversidade dos elementos a protecção do corpo é fundamental. Mais uma vez os cabedais se recomendam. Não apenas pela sua rigidez como pelo facto de se ajustarem ao corpo. Todo o tipo de vestuário que adeje é totalmente contra indicado. Todo o vestuário deve estar absolutamente fechado não permitindo entradas de ar que, pelo efeito de vela, potencie os efeitos desestabilizadores do vento.

Click para ampliarA posição de condução, seja em que motociclo for, deverá ser de maior inclinação sobre o guiador assim permitindo maior controlo. Nalgumas máquinas é já assim que sempre se conduz. Noutras tal postura não será a mais natural mas revela-se necessária. O grau de inclinação variará conforme a máquina e depende do condutor reconhecer qual o necessário adaptando-se às condições. Isto implica reconhecer que se irá sofrer a acção das rabanadas e ver a rota, normalmente em linha recta, alterada mas implica também a calma para enfrentar tais alterações com o esforço suficiente para retornar suavemente à posição inicial sem guinadas bruscas. Ter em mente que a uma rabanada se pode seguir um vazio de turbulência e não convém ser apanhado em contra-pé ao realizar um esforço demasiado que poderá provocar a queda para o outro lado. Os pés deverão estar colocados em posição directamente abaixo do corpo do condutor o que significa não utilizar as plataformas de descanso nas custom.

Em prol da segurança importa ter o discernimento suficiente para reconhecer quando a fúria dos elementos é demasiado grande e parar, se necessário. Mais vale desistir da viagem ou esperar a bonança que acabar no chão.

Jorge Macieira

Advogado, Mediador de Conflitos e motociclista

Advogado Moto-Lex Bonus Pater familias Boletim Facebook Google +

Índice
01 - Paixão e prevenção
02 - O motociclista
03 - o motociclo
04 - Atitude
05 - Concentração e percepção I
06 - Concentração e percepção II
07 - Conforto I (posição de condução)
08 - Conforto II (Frio)
09 - Conforto III (Calor)
10 - Conforto IV (Vento)
11 - Conforto V (Chuva)
12 - Visão e percepção
13 - Ver e ser visto
14 - Sinalização
15 - Visão - Perigos fixos
16 - Visão - Perigos móveis
17 - Raciocínio e prevenção
18 - Negociação (decisões, decisões...)
19 - Aceleração
20 - Travagem
21 - Travagem II (a redução)
22 - Ultrapassagem
23 - Curva
24 - 2 segundos para uma vida
25 - Condução em grupo
26 - Bagagem
27 - Velocidade
28 - Condução com pendura
29 - Acidente - que fazer ? (o próprio)
30 - Acidente - que fazer ? (os outros)
31 - Condução nocturna
32 - Condução urbana I
33 - Condução urbana II
34 - Viagem
35 - Situações de perigo
36 - Armadilhas urbanas
37 - As motos também se deitam (e levantam)
38 - O furo da minha vida
39 - Prendam essa moto
40 - As mais estúpidas idas ao tapete
 
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