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24-09-2002 - Noticia
Segurança 33 - Condução Urbana II
Click para ampliarO stress e a frustração são bons catalizadores para comportamentos anti-sociais e agressivos. É de esperar tudo, especialmente o imprevisível. Desconhecendo as intenções e as condicionantes dos outros condutores há que evitar, evitar, evitar. Algumas situações envolvendo motos e automóveis são típicas e universais e todos os tratados se lhes referem.

Situação I “O melga” (carro que nos segue de forma estacionária por certo tempo e que no momento em que mudamos de faixa, supondo uma avenida com várias, faz igual mudança). Convém avistá-lo com muita antecedência de forma a inequivocamente anunciar a nossa intenção de mudança de faixa, para o deixar passar ou acelerar (se seguro) de modo a quebrar a proximidade. Especialmente de noite evitar esta situação (pode ser o primeiro passo para um assalto ou uma brincadeira de mau gosto).

Situação II “O distraído” (carro lento à nossa frente – eventualmente errático – como que procurando uma direcção e que subitamente vira e nos corta a passagem)
Não passar por ele junto a intersecções. Colocar-se atrás dele a 2 segundos, dar-se claramente a conhecer e com a certeza de ter sido visto ultrapassar em segurança.

Situação III “O atrasado” (numa circular o carro que vem a velocidade elevada na faixa do meio ou da esquerda quando nós circulamos na da direita e, junto a uma saída, trava e bruscamente muda de direcção para apanhar a saída, cortando a nossa trajectória ocupando o nosso espaço)
Prevenir sempre esta possibilidade na cercania de qualquer saída. Scanar a área e mudar de faixa se possível. Atenção ao facto de circular no ponto de visibilidade morto dos espelhos retrovisor e laterais do automóvel (ao lado, ligeiramente recuado em relação a este, mais ou menos a alturas do rodado traseiro). Se não vir a cara do condutor em nenhum espelho, ele também não o está a ver.

Situação IV “O zig-zag” (automóvel que circulando na faixa da direita muda para a do meio exactamente no mesmo momento em que nós, vindos da faixa da direita íamos ocupar esse espaço em ultrapassagem a um carro mais lento à nossa frente)
Prevenir a possibilidade de outros terem a mesma ideia, scanar a área e avançar antes ou depois dele. Sinalizar a manobra bem antes de mudar de faixa e dar aquela rápida olhadela pelo canto do olho virando a cabeça ao máximo (os nossos espelhos não apanham a 3ª faixa à esquerda).

Click para ampliarSituação V “O snifador” (carro que segue atrás de nós a curta distância ou que se aproxima a velocidade superior à nossa)
Prevenir que possa não estar atento à nossa velocidade e/ou luz de travão quando necessitarmos abrandar. Acelerar para ganhar alguma distância e usar a luz de travão com vários pequenos toques na manete que acendam a luz quando desacelerar. Quando estiver sozinho num semáforo (sem ninguém atrás) em piso horizontal não deixe de dar estes toques para acender e apagar a luz de travão – sem usar o pé – até que um veículo pare atrás e sirva de protecção. Uma luz intermitente chama sempre mais a atenção que uma luz fixa ainda que viva.

Situação VI “O traseiras” (em zona de parqueamento em espinha ou veículos estacionados no passeio o automóvel que sai de traseira e não nos vê)
É de prever, em qualquer local onde um veículo esteja estacionado que irá em algum momento mover-se. Em zonas de estacionamento pago, essa presunção é natural, assim como a de não nos verem porque tapados pelos outros. Não passar rente à traseira de veículos estacionados sem a maior atenção aos sinais (condutora entrar em automóvel, tubo de escape lançando fumo, luzes de travão que acedem com brevidade, etc). Circular a velocidade consentânea com travagem abrupta.

Click para ampliarSituação VII “O básico” (carro que circulando em sentido contrário ao nosso vira à esquerda cruzando o nosso caminho, haja ou não semáforo)
É o exemplo típico e mais frequente de acidente. Prever e prevenir. Monitorizar atentamente todos os sinais e linguagem corporal de veículo e condutor. Adaptar velocidade que possibilite paragem de emergência.

Situação VIII “O básico escondido” (igual ao anterior mas com a circunstância de ele ou nós circular atrás de um pesado)
Nunca, mas nunca, circular atrás e a curta distância de pesados. A nossa visão está bloqueada e a do condutor também. Veja e seja visto. Por outro lado prevenir que na cola de um pesado possa circular outro veículo encoberto pronto a asneirar.

Click para ampliarSituação IX “O atacante” (carro que vindo de uma artéria à nossa direita se encontra imobilizado e, de repente, à nossa passagem, empreende entrada na via da esquerda da artéria onde circulamos intencionando o sentido contrário)
Pode ser que não nos veja, pode ser que nos veja mas não avalie a nossa velocidade, pode ser... Topar as intenções do condutor tomando atenção à linguagem corporal e pneus do veículo. Assinalar a nossa presença com toque de máximos. Nunca presumir que nos viu ou que não vai avançar.

Jorge Macieira

Advogado, Mediador de Conflitos e motociclista

Advogado Moto-Lex Bonus Pater familias Boletim Facebook Google +

Índice
01 - Paixão e prevenção
02 - O motociclista
03 - o motociclo
04 - Atitude
05 - Concentração e percepção I
06 - Concentração e percepção II
07 - Conforto I (posição de condução)
08 - Conforto II (Frio)
09 - Conforto III (Calor)
10 - Conforto IV (Vento)
11 - Conforto V (Chuva)
12 - Visão e percepção
13 - Ver e ser visto
14 - Sinalização
15 - Visão - Perigos fixos
16 - Visão - Perigos móveis
17 - Raciocínio e prevenção
18 - Negociação (decisões, decisões...)
19 - Aceleração
20 - Travagem
21 - Travagem II (a redução)
22 - Ultrapassagem
23 - Curva
24 - 2 segundos para uma vida
25 - Condução em grupo
26 - Bagagem
27 - Velocidade
28 - Condução com pendura
29 - Acidente - que fazer ? (o próprio)
30 - Acidente - que fazer ? (os outros)
31 - Condução nocturna
32 - Condução urbana I
33 - Condução urbana II
34 - Viagem
35 - Situações de perigo
36 - Armadilhas urbanas
37 - As motos também se deitam (e levantam)
38 - O furo da minha vida
39 - Prendam essa moto
40 - As mais estúpidas idas ao tapete
 
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