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11-10-2002 - Noticia
Segurança 37 - As motos também se deitam (e levantam)
Click para ampliarSe nunca lhe sucedeu fique sabendo que algum dia sucederá. Por força do cansaço, da distracção, de uma travagem brusca, solas inadequadas, descanso lateral enterrado no solo mole, enfim, por uma razão qualquer, a sua menina deitar-se-á mais ou menos calmamente enquanto a conduz a velocidade reduzidíssima ou mesmo parada.

Convém que saiba que não deve, de maneira alguma deixar-se ficar debaixo dela. E para isso deve ter consciência de que não tem força para a agarrar se a inclinação da moto for tal que o centro de gravidade se desloque lateralmente. Talvez não seja despropositado averiguar por si o que isto quer dizer. Em terreno firme mas suave (um relvado é o ideal) e preferentemente com um ajudante para o que der e vier, montado nela, incline-a lentamente para um dos lados. A certa altura o peso tornar-se-á insuportável e terá de a deixar pousar. Ora, se simplesmente a largar uma das suas pernas ficará agarrada e alguma parte dela servirá de almofada ao motociclo. O pior é que não conseguirá sair dali. O truque é afastar a perna do lado para onde a moto desliza apoiando o pé contrário no pisa e elevando o corpo para depois pousar esse pé no chão.

Depois de a deixar cair vai com certeza querer levantá-la. Difícil? Bem não será exactamente o mesmo que levantar o boné mas é praticável e é bom que saiba que possível, mesmo sozinho. O truque são dois. Portanto, os truques. Primeiro, os músculos que mais devem ser utilizados nesta operação são os das pernas. Segundo, o movimento não é tanto de levantar como de empurrar. Vamos a isto.

Click para ampliarOlhe bem para a moto, a sua situação, os possíveis declives do terreno. Se estiver deitada sobre o lado direito, coloque o descanso lateral na posição aberta com o cuidado de verificar que fica assim. Tente trancar a direcção com a roda apontando para o solo. Não queremos que movimentos da forquilha lancem o nosso esforço por água abaixo. Se possível engate a moto em primeira para impedir a roda traseira de rodar. Idealmente, se tiver uma corda ou elástico que primam a manete do travão dianteiro para impedir esta também de rodar, maravilha.

Primeiro passo, depois deste intróito, é colocar-se de costas para a moto e apoiar a base das costas contra o assento, pernas flectidas, pés firmes no chão (solas de borracha) mãos solidamente agarrando qualquer relevo fixo da moto de um lado e outro do seu corpo. Extremo cuidado em agarrar partes fixas. Não queremos ficar com partes partidas de plástico da carenagem ou o próprio banco na mão enquanto vemos a moto a cair de novo no chão. Caso o ângulo de inclinação da moto for de mais de 45º então uma primeira força ascendente, realizada com as pernas, será obrigatória. A partir desta inclinação ou se for de mais à partida, então só há que empurrar para trás. Os pneus no chão se encarregarão de emprestar o efeito de alavanca ao empurranço. Empurre para trás, devagar, tanto mais devagar quanto a moto for levantando.

Click para ampliarSe a estiver a levantar depois de caída sobre o lado direito, como já abriu o descanso lateral só tem que a deixar cair sobre ele quando ela se levantar. Se estiver caída sobre o lado esquerdo, terá de tentar abrir o descanso logo que possível ou virar-se quando estiver quase na vertical montando-a depois. Se tudo isto se passar em terreno inclinado, especial atenção à vertical e tente sempre levantá-la do lado superior da inclinação. Se ela estiver com a parte superior virada para a parte inferior da inclinação, tente rodá-la (se não for causador de danos muito maiores) para assumir a posição mais fácil. Idealmente, tente arranjar ajuda. Com ajuda é num instante. E para isso é que serve a tão badalada solidariedade motard.

Jorge Macieira

Advogado, Mediador de Conflitos e motociclista

Advogado Moto-Lex Bonus Pater familias Boletim Facebook Google +

Índice
01 - Paixão e prevenção
02 - O motociclista
03 - o motociclo
04 - Atitude
05 - Concentração e percepção I
06 - Concentração e percepção II
07 - Conforto I (posição de condução)
08 - Conforto II (Frio)
09 - Conforto III (Calor)
10 - Conforto IV (Vento)
11 - Conforto V (Chuva)
12 - Visão e percepção
13 - Ver e ser visto
14 - Sinalização
15 - Visão - Perigos fixos
16 - Visão - Perigos móveis
17 - Raciocínio e prevenção
18 - Negociação (decisões, decisões...)
19 - Aceleração
20 - Travagem
21 - Travagem II (a redução)
22 - Ultrapassagem
23 - Curva
24 - 2 segundos para uma vida
25 - Condução em grupo
26 - Bagagem
27 - Velocidade
28 - Condução com pendura
29 - Acidente - que fazer ? (o próprio)
30 - Acidente - que fazer ? (os outros)
31 - Condução nocturna
32 - Condução urbana I
33 - Condução urbana II
34 - Viagem
35 - Situações de perigo
36 - Armadilhas urbanas
37 - As motos também se deitam (e levantam)
38 - O furo da minha vida
39 - Prendam essa moto
40 - As mais estúpidas idas ao tapete
 
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