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09-10-2002 - Noticia
Segurança 36 - Armadilhas urbanas
Click para ampliarExistem muitas, muitas. Trataremos sucintamente de algumas, como é o caso da aproximação a um semáforo fechado. A nossa especial mobilidade permite-nos circular entre as faixas do trânsito com relativa facilidade e não é o facto de ser perigoso ou ilegal que vai alterara realidade. Bastas vezes conseguimos chegar à primeira linha de trânsito que se acha parado em obediência a semáforo encarnado.

Por vezes tivemos de circular na faixa contrária ou na BUS para chegar lá à frente e quando lá chegamos a tendência é para sair daquela de onde vínhamos embicando ligeiramente para a que tencionamos ocupar. O momento da aproximação final é crucial. O grande perigo é quando embicamos a 20% e nos colocamos à frente de outro veículo corremos o risco de o seu condutor não nos ter ainda visto e o verde cair nesse preciso momento. Se esse veículo, cuja frente iríamos ocupar, arrancar naquele segundo fatal, a colisão é uma boa hipótese.

Aproximação a semáforo aberto que fecha com carros à nossa frente. Que vos posso dizer? Prevenide, prevenide, prevenide. Quer dizer prevei que qualquer semáforo possa fechar e que qualquer carro possa travar seja com o vermelho seja ainda com o laranja.

Rua de sentido único. Ainda que saibamos que aquela pequena rua que vamos cruzar é de sentido único e que ele é para jusante existe sempre a possibilidade de dela emergir qualquer veículo circulando em violação do Código da Estrada.

Click para ampliarPeões. Sempre que o trânsito abranda por meio segundo, o fluxo de veículos apresenta um hiato de alguns metros ou alguma das faixas se imobiliza (ainda que sejam várias e as outras mantenham o seu fluxo) podem ter a certeza que um peão afoito emergirá cruzando a rua. É fatal como o destino e parece terem especial apetência para cruzarem mesmo antes de autocarros e outros veículos altos que nos tapam a vista. Super atenção é requerida. Monitorizar visualmente a zona à frente do rodado dianteiro e por baixo da dianteira de qualquer veículo alto o suficiente para nos tapar a visão, buscando um qualquer par de pés é recomendável, assim como a redução da velocidade.

Automóveis com o pisca ligado. Não presumir de imediato que é para aí que o veículo vai. As hipóteses de distracção e de o pisca se referir a qualquer viragem anterior ou a accionamento por azar do destino são consideráveis. Observar se os outros sinais são consentâneos com essa declaração de intenções antes de a aceitar por boa e exacta.

Circulação na faixa BUS. É proibido, já sabemos. Porém, vemos quem o faça. Não constituindo esta um encorajamento a que a utilizem, quando for a vossa vez de prevaricar é bom ter a consciência de que a faixa não é nossa e, portanto, não devemos incomodar quem a ela tem direito e que a qualquer momento um desses veículos, circulando nas outras faixas pode escolher circular na BUS e aparecer-nos pela frente quando não obrigar-nos a ir contar as pedrinhas do passeio (inadvertidamente, claro). Além de que muitos outros automobilistas tomam as suas urgências pessoais como fundamento suficiente para a utilização destas faixas e portanto, a qualquer momento qualquer veículo nos pode surgir pela frente, cortar a nossa trajectória ou apertar para fora da faixa.

Click para ampliarArranque em semáforo. Sendo que conseguimos chegar, invariavelmente, à pole position, o arranque a queimar o verde pode revestir-se de alguma fatalidade. Não esqueçam nunca que um grande número de condutores não tem qualquer escrúpulo em queimar um encarnado (o tradicional “verde tinto”) e que as hipóteses de um encontro do 3º grau são elevadas. Ainda que levem umas apitadelas, não arranquem sem ante se assegurarem que não vem ninguém a queimar coisa alguma.

Ao invés quando aceitarem queimar um laranja (o tal que devia ser para travar mas a maioria transforma numa ordem para acelerar) daqueles em que ainda divisamos o vermelho, lembrem-se que há muito menino que arranca antes do verde, logo que julgam ver o vermelho para os outros.

Outros motociclistas. Nem tudo são rosas entre motos e motociclistas. Como em todo o grupo de pessoas, existem indivíduos para todos os gostos e alguns conduzem mal e outros têm caracteres que os deveriam impedir de andar de moto. Os princípios da solidariedade e do estar “motard” têm razão de ser e devem ser cumpridos. Porém, não julguem que muito condutor em moto compartilha as vossas ideias e vos respeita. Cautela portanto, especialmente nos grandes centros urbanos.

Click para ampliarPartilha de faixa. É certo que muitas vezes fomentamos essa prática nos nossos avanços por entre o trânsito. Porém trata-se de uma prática pouco segura. Quem não nos diz que o automóvel à nossa esquerda (ambos estamos na da direita) não irá esquecer-se de nós e virara à direita, empurrando-nos ? A posição ideal é à frente dele. Com os cuidados necessários à travagem em semáforo, evite, se puder, partilhar a sua faixa. Não é tanto por puro egoísmo como por espírito de sobrevivência.

Semáforo preso. Não é muito comum mas sucede. Por vezes o sistema avaria e prende num contínuo vermelho que, se for respeitado, levará ao nascimento de fungos debaixo das rodas. Claro que mais tarde ou mais cedo alguém avançará mas, quando for a sua vez, lembre-se que os que vêm da luz verde ignoram a avaria e estarão convencidos que V. é apenas mais um f. de p. que desrespeita sinais de trânsito. Isto se o virem.

Jorge Macieira

Advogado, Mediador de Conflitos e motociclista

Advogado Moto-Lex Bonus Pater familias Boletim Facebook Google +

Índice
01 - Paixão e prevenção
02 - O motociclista
03 - o motociclo
04 - Atitude
05 - Concentração e percepção I
06 - Concentração e percepção II
07 - Conforto I (posição de condução)
08 - Conforto II (Frio)
09 - Conforto III (Calor)
10 - Conforto IV (Vento)
11 - Conforto V (Chuva)
12 - Visão e percepção
13 - Ver e ser visto
14 - Sinalização
15 - Visão - Perigos fixos
16 - Visão - Perigos móveis
17 - Raciocínio e prevenção
18 - Negociação (decisões, decisões...)
19 - Aceleração
20 - Travagem
21 - Travagem II (a redução)
22 - Ultrapassagem
23 - Curva
24 - 2 segundos para uma vida
25 - Condução em grupo
26 - Bagagem
27 - Velocidade
28 - Condução com pendura
29 - Acidente - que fazer ? (o próprio)
30 - Acidente - que fazer ? (os outros)
31 - Condução nocturna
32 - Condução urbana I
33 - Condução urbana II
34 - Viagem
35 - Situações de perigo
36 - Armadilhas urbanas
37 - As motos também se deitam (e levantam)
38 - O furo da minha vida
39 - Prendam essa moto
40 - As mais estúpidas idas ao tapete
 
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