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14-10-2002 - Noticia
Segurança 38 - O furo da minha vida
Click para ampliarComo as quedas, também os furos constituem uma realidade inelutável da condução de motociclo. Mais tarde ou mais cedo ele acontecerá e quando acontecer esteja preparado para ele. Primeiro saiba que, ao invés dos automóveis, as motas não carregam consigo (à excepção das antigas Vespa e Zundapp) pneu sobresselente.

Mudar um pneu, ademais requer maquinaria um pouco mais complicada que um simples macaco e uma chave de T. Implica retirar o pneu da jante e colocar outro, ou o mesmo já reparado, no lugar. E para retirar a jante torna-se necessário desmontar os travões dianteiros ou o traseiro e descolocar a corrente de transmissão e, em ambos casos o eixo.

Então, questionam-se os mais novos, ter um furo é o mesmo que gripar o motor. Ficamos com a mota parada. Pois não senhor não ficamos. Se estivermos preparados para esta eventualidade. Evidentemente que a melhor reparação será efectuada numa oficina e se pudermos imobilizar a moto e levá-la a uma, melhor.

Isto porque a melhor das reparações é realizada a partir do interior do pneu (hoje em dia já quase não há câmaras de ar, são tudo tubeless, i.e. o ar é retido pelo próprio pneu. Colocar uma espécie de tacha em borracha a partir do interior é, de facto a melhor solução e a que menos perigo envolve em relação aquele furo.

Mas, se não puder, por qualquer razão quedar-se pelo local do furo existem outras soluções de recurso (note, eu estou a dizer, de recurso):

O spray tapa-furos – trata-se de uma lata igual a qualquer lata de spray, contendo um liquido borrachoso e ar que cumprem a dupla função de tapar o buraco e encher o pneu. É o método mais prático já que envolve apenas a adaptação da ponta do tubo que vem junto com a lata ao pipo do pneu e descarregar o seu interior para dentro do pneumático. Sem demora deverá o pneu executar uma série de revoluções por forma a que o liquido borrachoso se espalhe no interior das paredes do pneu e tape o furo. Contra-indicação é o facto de desequilibrar a roda pois que o liquido não se espalha de forma uniforme. Dizem os puristas que é pneu estragado e a substituir.

O taco de borracha – vendido em kits constituídos, normalmente por um cordão de borracha envolto em cola, uma agulha enorme a lembrar as fada-do-lar, um furador em espiral e um tubo de cola, a par de umas garrafinha de ar comprimido esta é a alternativa do-it-yourself que, bem realizada, permite a continuada utilização do pneu.. Depois de retirar o objecto cortante ou perfurante, há que alargar, com ajuda do furador. o diâmetro do furo para algo menor que o do cordão de borracha cuja ponta aí será inserida com a ajuda da agulha. Depois de colocado, o excedente é cortado e o uso encarrega-se de o vulcanizar.

A única boa solução, porém, a única solução segura, é outro pneu. Nada, nem mesmo o preço de um pneu novo (para cima de € 90) é superior à nossa segurança pelo que se recomenda. Se ainda assim acha que um furo não é causa de morte para um pneu saiba que os fabricantes imediamente revogam as suas garantias após furo do pneu. Dizem os especialistas que não se pode colocar mais do que um taco por quadrante de pneu e que nenhum pneu deve ter mais do que dois tacos colocados.

Jorge Macieira

Advogado, Mediador de Conflitos e motociclista

Advogado Moto-Lex Bonus Pater familias Boletim Facebook Google +

Índice
01 - Paixão e prevenção
02 - O motociclista
03 - o motociclo
04 - Atitude
05 - Concentração e percepção I
06 - Concentração e percepção II
07 - Conforto I (posição de condução)
08 - Conforto II (Frio)
09 - Conforto III (Calor)
10 - Conforto IV (Vento)
11 - Conforto V (Chuva)
12 - Visão e percepção
13 - Ver e ser visto
14 - Sinalização
15 - Visão - Perigos fixos
16 - Visão - Perigos móveis
17 - Raciocínio e prevenção
18 - Negociação (decisões, decisões...)
19 - Aceleração
20 - Travagem
21 - Travagem II (a redução)
22 - Ultrapassagem
23 - Curva
24 - 2 segundos para uma vida
25 - Condução em grupo
26 - Bagagem
27 - Velocidade
28 - Condução com pendura
29 - Acidente - que fazer ? (o próprio)
30 - Acidente - que fazer ? (os outros)
31 - Condução nocturna
32 - Condução urbana I
33 - Condução urbana II
34 - Viagem
35 - Situações de perigo
36 - Armadilhas urbanas
37 - As motos também se deitam (e levantam)
38 - O furo da minha vida
39 - Prendam essa moto
40 - As mais estúpidas idas ao tapete
 
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